Consultoria Informática

Consultoria Informática

Sites e Lojas Online

Sites e Lojas Online

Comunicação e Imagem

Comunicação e Imagem

Desenvolvimento Aplicacional

Desenvolvimento Aplicacional

Suporte

Suporte

TT-Online

Projecto TT-OnLine

O projecto TTOnline (Torre do Tombo em linha) foi, talvez, aquele que mais luta e prazer deu entre todos os projectos, não só pelas suas caracteristicas e pelas pessoas envolvidas (amigas e inimigas), mas principalmente pelo objectivo em si.

O projecto, desenvolvido com o apoio do Programa Operacional da Cultura, visava a diculgação e disponibilização, na Internet, de algumas dos principais acervos aquivisticos da Torre do Tombo, decisivos para a compreensão histórica de Portugal e do Mundo.

A sua primeira versão, aberta ao público no dia 1 de Julho de 2005, continha mais de 52.500 documentos, provenientes dos seguinte arquivos:

Pode ver mais detalhes sobre o projecto no site da DGLAB neste endereço.

A minha participação foi essencial para o arranque do projecto. Em conjunto com a Drª Anabela Ribeiro estruturámos e escrevemos todo o projecto, que foi submetido e aprovado pelo POC.

Desde o planeamento das tarefas, tempos e custos, equipamentos necessários, recursos humanos, etc., tudo foi pensado ao mais infimo pormenor. Após a aprovação, a execução do projecto cumpriu rigorosamente os prazos de execução previstos. De fora ficou apenas o arquivo Paroquial, que continha cerca de 10 milhões de imagens microfilmadas. As restrições orçamentais obrigaram-nos a excluir aquele que era, para nós, equipa de planeamento, o acervo mais importante, pois permitiria que grande parte dos investigadores pudessem estudar o arquivo sem as deslocações constantes à nossa sala de consulta, libertando assim recursos internos que habitualmente estão alocados a esta necessidade.

Contudo, apesar dessa contingência, conseguimos incluir no projecto o equipamento necessário para que se pudesse dar continuidade ao processo e se atingisse, à posteriori, o objectivo pretendido.

Foi, devido a esta teimosia minha e da Drª Anabela Ribeiro, que hoje podemos consultar o nosso Arquivo Nacional num qualquer terminal com acesso à Internet.

Pesquise aqui na Rede Portuguesa de Arquivos

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers